Categorias de Champagne: O que são as siglas nos rótulos?
- Carlos Stoever
- 14 de jun. de 2021
- 1 min de leitura
A relação dos produtores de champagne com suas propriedades é algo bastante peculiar no mundo do vinho.

No geral, os proprietários de vinhedos vendem sua colheita para as Grandes Casas, ou para negociantes, que por sua vez vinificam e engarrafam de acordo com o blend que seus chefs de cave decidirem.
Em outros casos, vendem para cooperativas, que podem tanto vinificar sob seus próprios rótulos como sob rótulos específicos de quem lhes forneceu as uvas.
Pode parecer difícil saber quem é quem neste mercado, mas o Comité Champagne Interprofissionnel du Vin de Champagne possui uma interessante regra que nos ajuda a desvendar: exige que cada garrafa traga a inscrição da categoria do produtor.
Basta procurar: em algum canto do rótulo, existem uma sigla e um número de registro.
Vamos às principais categorias:
NM – negociant manipulant: vinícola que pode tanto cultivar suas próprias uvas como comprar uvas de outros produtores, vinificando sob seu próprio rótulo. Ex.: Veuve Clicquot e todas as Grandes Casas.
RM – recoltant manipulant: produtor que vinifica suas próprias uvas. Ex.: Tarlant.
CM – cooperative de manipulation: cooperativa que vinifica as uvas de seus associados. Ex: Nicolas Feuillatte.
RC- recoltant cooperateur: produtor membro de uma cooperativa, que vinifica suas uvas e devolve o vinho para que o produtor comercialize sob seu próprio rótulo. Ex.: J. Perard Pere et Fils.
ND – negociant distributeur: negociante que compra o vinho já engarrafado, vendendo sob seu próprio rótulo ao mercado. Ex.: Tesco (rede inglesa de supermercados).


Comments